sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Twitter, a mídia Social: modismo ou veio para ficar?

Por Paulo Rodrigo. Twitter: @pauloscap

http://comunicacaochapabranca.com.br/wp-content/uploads/2009/07/midias-sociais-magic.jpg

Novas ferramentas de mídia social vêm surgindo e se estabelecendo, passando por mutações evolutivas naturais. Mídia social são todos os conteúdos e ferramentas utilizados na internet e que tem o papel de ter uma interação social compartilhando opiniões, ideias, experiências e etc. Com a praticidade e facilidade que se encontram essas ferramentas significou em uma mudança na estrutura social, onde qualquer um pode gerar conteúdos (informação) a um custo baixo, ou até mesmo sem gastar nada. Liberdade comunicativa e a facilidade das ferramentas classificam a plataforma de mídia se tornou uma das mais influentes que o ser humano já criou.

Nesse contexto encontramos os blogs, microblogs, rede de relacionamentos, sites de opiniões, de compartilhamentos de vídeos, de fotos, de músicas, mundos virtuais, jogos onlines, e percebemos como a mídia social está entrando em nossas vidas e alterando os nossos comportamentos, atitudes e linguajais.

E cada vez mais, pessoas estão se agregando a essas ferramentas, um exemplo disso é o Twitter, rede social para microblogs que permite que os usuários enviem e leiam atualizações pessoais com minitextos de até 140 caracteres. Criado desde 2006 já agregou numa estimativa de 11 milhões e meio de contas de usuários, numa pesquisa feita em maio de 2009. Em fevereiro deste ano, foi eleito em terceiro lugar, como Rede Social mais usada, perdendo para o Facebook (em primeiro lugar) e o Myspace (em segundo lugar).

Aqui no Brasil correspondemos 61% do total das contas do Twitter, composta, na maioria, por homens na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, localizados nos estados São Paulo e Rio de Janeiro. Na maior parte, são pessoas com ensino superior completo. Esse público gasta cerca de 50h semanais conectados à internet. Cerca de 60% dele é considerado formadores de opinião: possuem um blog; conhecem a ferramenta através de amigos ou posts em outros blogs.

O Twitter é uma grande ferramenta para a Publicidade, em que as empresas utilizam a rede social para divulgar seus produtos e se aproximar ao consumidor. É uma maneira de ouvir os clientes e oferecer reações imediatas às opiniões deles. Um exemplo disso foi a empresa de computadores Dell, em que ao perceber que usuários estavam reclamando do apóstrofo e as teclas de retorno que estavam próximas demais no laptop Dell Mini 9. O problema foi reparado.

E não é só para a publicidade, Jornais do mundo inteiro criaram contas para aproximar o leitor das notícias. Fazendo com que a informação chegue mais rápida.

Por outro lado, da Comunicação Conversacional, o Twitter desempenha um papel de aproximação do artista para o público, mostrando a intimidade, pensamentos e planos. Por essa intimidade e transparência dos artistas, o Twitter já foi palco de brigas, campeonatos, fofocas e brincadeiras. Podemos citar a briga da cantora britânica Lily Allen com o blogueiro Perez Hilton, famoso pelas criticas pesadas sobre os artistas dentro e fora dos Estados Unidos, acabou falando da cantora. Causando uns “bate-bocas” via twitter, a cantora, depois desse ocorrido, lançou seu segundo álbum, contendo uma música chamada “Fuck you” supostamente composta para Perez. Uma das pessoas mais “pop” do Twitter é o Ator Ashton Kutcher que propôs um desafio a CNN, para quem conseguir 1 milhão de “followers” (seguidores) primeiro. A história aconteceu quando um dia o ator percebeu que tinha pouco mais de 800.000 seguidores em seu Twitter, cercando os 900.000 do canal CNN. E impressionado com a sua popularidade Kutcher resolveu fazer a aposta. Apelando com outdoors espalhados pela cidade pedindo para segui-lo, Ashton Kutcher conseguiu ultrapassar e ganhar no dia 17 de Abril deste ano.

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2009/04/29/article-1175079-04845427000005DC-625_468x334.jpg

Em nota, Kutcher disse que iria doar um cheque de 100.000 dólares a uma organização que luta contra malária e daria um Guitar Hero para o milionésimo seguidor. Um outro assunto envolvendo o ator no Twitter foi os brasileiros. Que ficaram fazendo piadas sobre um post dele. Tudo aconteceu quando o astro de Hollywood começou a comemorar a vitória da seleção dos Estados Unidos sobre a brasileira durante a Copa das Confederações. O jogo estava 2 x 0 para os norte-americanos e o marido de Demi Moore era pura comemoração em sua página: “Goaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalllllllll!!!!!! USA 2. Brazil. 0”, escreveu o ator. Quando o jogo começou a virar e a seleção brasileira ganhou com uma vitória de 3 a 2 sobre os Estados Unidos em Joanesburgo, milhares de usuários do Twitter no Brasil começaram a mandar mensagens para Ashton Kutcher dizendo “#chupa, Ashton Kutcher!”. Menos de uma hora a frase foi parar no Trending Topics (palavras mais comentadas).

Já aqui no Brasil a bola da vez não foi por uma competição e sim por um pequeno erro de ortografia que virou brincadeira por partes dos usuários. A rainha dos baixinhos criou o seu microblog em agosto e postou diversas mensagens sobre o início das gravações do filme "Xuxa e o Mistério de Feiurinha", protagonizado pela filha, Sasha. Um dos posts, escrito por Sasha, causou polêmica e piadas: "Sou eu Sasha. Estou aqui filmando e vai ser um ótimo filme. Tenho que ir... vou fazer uma sena com a cobra". O erro ao escrever a palavra "cena" gerou inúmeros comentários no site. Xuxa, ao ver as piadas e ironias com sua filha, decidiu responder e colocou até um palavrão. "Para quem não sabe, minha filha foi alfabetizada em inglês. Vou pensar muito em colocá-la para falar com vocês, ela não merece ouvir certas m...", falou a apresentadora.

http://www.sitedosfamosos.com.br/wp-content/uploads/xuxa_sasha.jpg

Outra crítica gerada pelos post de Xuxa, era que inicialmente a loira estava escrevendo TUDO EM CAIXA ALTA, o que na internet é considerado uma falta de educação, como se estivesse gritando. "EU NÃO ESTOU GRITANDO, NEM QUERO SER MAL EDUCADA, GALERA. SEMPRE QUE ESCREVO NO COMPUTADOR, ESCREVO ASSIM. É O MEU JEITINHO!", escreveu a apresentadora para justificar as letras grandes. Mesmo se explicando aos fãs, Xuxa passou a postar suas mensagens em letras minúsculas em seguida.

Uma das mais recentes brincadeiras via Twitter foi com o Ator Jozé Mayer, atualmente na novela “Viver a Vida”, como Marcos, que acabou virando hit na madrugada da última quarta-feira (16). O fato de interpretar sempre conquistadores, mulherengos, machões, Mayer virou motivo de brincadeira dos usuários do microblog, que associaram sua imagem à de um "Don Juan" das novelas.

http://www.revistaprograma.com.br/img/fotos/noticias/2009/08/10/tais+arauja+e+jose+mayer+gravaram+viver+a+vida+em+buzios+1249924486.jpg

Começou com o autor do site Cocadaboa,Wagner Martins, o "Mr. Manson" escrevendo mensagens do tipo "Zé Mayer é o nosso Chuck Norris", "Monogamia foi imposta por lei, porque senão todas as mulheres casariam com Zé Mayer", "Zé Mayer não conta carneirinhos pra dormir. Ele conta Helenas". Os internautas gostaram da ideia e as mensagens se multiplicaram, chegando a quase mil durante a madrugada.

Com apenas três anos de vida, o Twitter já conquistou o mundo inteiro, pessoas já marcam de se encontrar via Twitter, é o caso dos Twestival, foi criado em Londres onde uns usuários da rede social promoveram, ano passado, um festival que tinha o propósito de agregar usuários do twitter para ficar “offline” por uma noite para conhecer outros usuários pessoalmente e fazer filantropia. Foi quando surgiu o Twestival, ou twitter festival, com o lema Tweet, Meet and Give (em português: tuíte, conheça e doe).

http://www.ipanema.blog.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/09/twestival1.jpg

A ideia ganhou corpo e foi realizado no final de semana (11, 12, 13 de setembro) em vários cantos do planeta. No Brasil, apenas 11 cidades participaram do evento. Belém foi a única cidade representada na região Norte.

E é assim que a mídia social vem conquistando as pessoas, sendo pelas redes sociais, ou pelos sites de relacionamentos. Chegamos a um momento em que sentimos necessidade de possuí-las e dominá-las. E que devemos saber manuseá-las, pois o mercado se apropria dessas novas tecnologias, como ferramentas de trabalho. Agora nós não procuramos mais pela notícia, a notícia nos encontra. Assim, a mídia social veio não para ser um modismo, mas para fazer mudança fundamental na maneira em que nos comunicamos.

http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2009/02/twitter.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário